segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Minha atividade física atual

Minha atividade física é regular (nunca vou à academia menos do que três vezes por semana), mas não posso dizer que toda semana pratico o mesmo tipo de atividade ou até mesmo com a mesma intensidade ou número de horas de treino. Depende. Tenho esta meta mínima, que é de praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana, e aí, tudo o que exceder esta meta, para mim é lucro. Meus horários de trabalho não são os mais fáceis, tanto posso ter uma semana mais tranquila, como em outra passar madrugadas editando códigos ou editando fotografias, o que comprometerá de certeza certos treinos que só faço de manhã muito cedo (por ser horário das aulas), ou mesmo alguns treinos que por vezes faço à noite, dado que depois o cansaço seria insuportável. Mas, em geral, abaixo está a lista da atividade física que pratico semanalmente, e a frequência com que pratico:

ATIVIDADES QUE PRATICO COM MAIS FREQUÊNCIA

1) RPM: Eu achava que RPM e Spinning eram exatamente a mesma coisa, mas andei lendo por aí que a diferença é que o RPM é uma aula testada em laboratório. Comecei a fazer RPM por dois motivos, primeiro porque queima muitas calorias, depois porque a aula da minha professora pela manhã é muito estimulante. Faço, habitualmente, entre 2 a 4 aulas de RPM por semana, mas os horários são complicados: 1 aula às 7:30 na Segunda-feira, 1 aula às 13h na Terça com outro professor, 1 aula pela manhã às 7:30 e outra às 13h na Sexta-feira, sim, tem semana que eu vou à academia duas vezes na Sexta-feira, e faço esta aula duas vezes! Eu sei que parece coisa de louco, mas tem semana que eu quero queimar mais calorias.

2) Musculação: Faço musculação nas máquinas da academia por aí umas 3 vezes por semana. O treino não costuma ser longo, num dia treino pernas e glúteos, no outro braços e costas, por exemplo. 

3) Yoga: é a minha atividade física favorita. Se pudesse, se fosse suficiente para mim, fazia apenas Yoga. Engana-se quem pensa que fazer Yoga é só descansar, pelo contrário, olhando de fora pode até parecer fácil, mas quem está fazendo, sabe o quanto que ele exige do corpo (um dia faço um post falando mais detalhadamente sobre o Yoga e os seus benefícios). A minha professora de Yoga também é espetacular, mas é uma pena, na academia só tem uma aula de Yoga por semana. Quando falto, o que é raro mas pode acontecer, me sinto até culpada, e como se o meu corpo estivesse todo fora do lugar.

4) Cárdio: esteira, bicicleta ou elítica faço com alguma regularidade, mas não por períodos tão longos como antes. E também só faço em dias que não faço RPM.

ATIVIDADES QUE PRATICO COM MENOS FREQUÊNCIA

1) Body Pump: Ah, eu gosto de body pump, gosto bastante (apesar de ainda não conseguir levantar tanto peso). Mas não faço com muita frequência (faz algumas semanas já que ando sumida das aulas) porque nem sempre é fácil conciliar o treino do pump com a musculação que já faço nas máquinas, afinal o músculo precisa descansar. Mas quando faço, é apenas uma vez por semana, bem cedo.

2) Localizada: a aula é pesada, fico cheia de dor no dia seguinte, mas é aquele treino que faço e sinto: caramba, treinei, estou morta. Também é difícil conciliar com o meu programa de treino, mas é algo também que, quando faço, é só uma vez por semana.

ATIVIDADES QUE PRATICO FORA DA ACADEMIA

1) Corridas: felizmente, moro em frente a um jardim com uma pequena pista de corrida (a foto é deste jardim), mas, além disso, também conheço muitos outros lugares por aqui, bonitos e estimulantes para quem quer correr. Corro só ao fim-de-semana, geralmente ao Domingo pela manhã, mas vez ou outra também sou capaz de fazer uma corridinha à noite, nada pesado, algumas voltas correndo e outras caminhando em passo rápido.

2) Abdominais: prefiro fazer na academia o que só dá pra fazer na academia, e por fazer em casa o que dá para fazer em casa. Como costumo gastar quase meia hora para fazer abdominais (500, divididos em várias séries com exercícios diferentes), seria um tempo que lá eu poderia estar fazendo outras coisas.

RESULTADOS DA MINHA ATIVIDADE FÍSICA

Eu sei que alguns, que olham para a minha tabela de treinos semanal, pensam que se calhar eu só peso 20kg, rs. Não é bem isso. Consegui emagrecer sim, mais de 6kg - em meses -, mas equilibrando atividade física e dieta. Aliás, houve tempo em que eu treinava bem mais, que ficava por aí umas 3 horas na academia, que fazia muito mais cárdio, e os resultados eram bastante fracos. Só com o tempo descobri: atividade física só funciona com dieta, e muita disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário