terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dietas Criativas: Receita de salada de feijão frade com couve-flor

Comida de dieta não tem que ser comida ruim, muito menos aquele tipo de comida que você come fazendo aquela cara como se estivesse comendo lavagem de porcos. Muito menos precisa ser sem graça como comida de hospital, a comida de dieta precisa ser saudável, com poucas calorias, e de preferência muito colorida e criativa, para não gerar tédio e desânimo em quem tenta manter a forma.

Criatividade, aí está a palavra, para manter a nossa motivação. A receitinha abaixo foi inventada por mim hoje, e garanto, ficou uma delícia! (Quem me conhece, sabe que eu só engordo de ruim, porque eu sou super enjoada para comida, faço a maior cara de nojo para um montão de coisa, ou seja, quando eu digo que está bom, é porque o negócio está mesmo ótimo!)

E como ficou tão bom, resolvi dividir a receitinha com vocês, e abaixo vou também explicando a razão de alguns ingredientes.

SALADA DE FEIJÃO FRADE COM COUVE-FLOR

Ingredientes:
1 colher (de café) de azeite*
1 alho inteiro, picado ou amassado
4 colheres (de sopa) de feijão frade cozido (sem a água)
1 cebola média picada em quadrados
1 colher (de sopa) de aveia em flocos**
1 colher (de sopa) de água
1/2 couve-flor cozida
1 tomate grande picado em quadrados (com pele e sementes)***
pimenta preta a gosto****
sal a gosto *****
salsinha em pó

Modo de preparação

Refogue o alho no azeite, adicione o feijão frade e misture. Adicione a cebola picada, misture bem por uns 30 segundos, depois adicione a aveia, e misture. Adicione logo de seguida uma colher de água, misture novamente e coloque a couve-flor , o sal e a pimenta. Misture. O tomate vai por último, porque o objetivo não é cozinhar o tomate, mas apenas jogá-lo dentro da panela para ele ganhar o sabor dos outros ingredientes. Mais 30 segundos e está pronto. Coloque num prato, jogue uma salsinha em pó para enfeitar... e está pronto para comer. Também pode ser servido frio.

Alimentos que ajudam na dieta: 

*segundo li, o azeite faz parte das gorduras boas, ou seja, das gorduras que fazem bem para o nosso corpo, porém, ele só é gordura boa quando está na sua temperatura normal, quando aquecido a grandes temperaturas ele perde todos os seus nutrientes e passa a ser gordura má, por isso não abuse dele.

** pra quê colocar aveia nisso, se o meu objetivo não é engrossar nenhum molho? Na verdade a aveia não é adicionada para engrossar o molho - porque não existe molho -, nem para dar mais sabor - aliás, ela nem vai ser notada dentro dessa receita. Ela só foi adicionada com um único propósito: ajudar a emagrecer! Ya, a aveia em flocos ajuda bastante quem quer emagrecer, dizem que ajuda a eliminar aquelas gordurinhas mais dificeis...

*** pelo que me disseram hoje, a semente do tomate tem muitos anti-oxidantes, portanto nada de negligenciá-la...

**** a não ser que você sofra muito de hemorróidas (hoje eu tô que tô, rs), vale sempre adicionar pimenta na comida, porque, além de dar aquele sabor especial, a pimenta também é um excelente termogênico!

***** sal a gosto, mas não muito, tá, manhêêê??? Rendimento: 2 porções, ou seja, para duas pessoas ou como no meu caso para o almoço e jantar :)

Acompanhamento: 

Esta salada, que tanto pode ser comida quente quanto fria, pode ser acompanhada por 2 colheres de arroz e 1 peixe ou carne grelhada. Outra opção é adicionar, antes do tomate, carne moída já cozida e temperada, ou atum, ou frango desfiado... São meros exemplos, apenas para diversificar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário