sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dicas para quem não tem tempo e/ou dinheiro para entrar na academia


O melhor seria você entrar numa academia? Seria. Mas se não tem tempo - ou se é do tipo que vai passar a vida dizendo que não tem tempo - ou grana, o importante é, pelo menos, praticar alguma atividade física, seja na academia ou não. Sou da filosofia de que fazer alguma coisa é sempre melhor do que não fazer nada, portanto, se não tem como entrar na academia agora, tente pelo menos praticar alguma atividade física com regularidade. Abaixo algumas sugestões:

1) Caminhadas: essa era a atividade que eu mais praticava no Brasil, principalmente por não ter grana para pagar academia. Morando no interior, a vantagem é ter sempre muitos locais para onde ir caminhar. A dica é colocar uma roupa e sapatos confortáveis, e sair bem de manhã ou no final da tarde, por causa do calor, e levar uma garrafa d'água para ir se hidratando também.Caminhada é uma atividade física leve, mas você pode tirar mais proveito dela se ir aumentando a intensidade do exercício (aliás, algo que com o passar do tempo DEVE ser feito, para o corpo não se habituar ao mesmo exercício). Formas de intensificar a caminhada? Aumentar a velocidade do passo, ir caminhar para locais onde há muitas subidas, ou comprar caneleiras com pesos. Depois da caminhada, lembre-se: abdominais e alongamentos!

2) Corrida: você não precisa sair de casa já conseguindo correr meia maratona! O importante é sempre começar, é persistir, é tentar desafiar-se um pouquinho mais todos os dias. Antes, até porque fui fumante, eu não conseguia correr por muito tempo, então corria um pouquinho e caminhava um pouquinho, corria mais um pouquinho e voltava a caminhar, é assim que uma pessoa começa. Ao contrário da caminhada, a corrida eu já gosto de fazer sozinha, até porque gosto de aproveitar para tranquilizar os meus pensamentos, já que não dá pra correr conversando mesmo, sem contar que gosto de correr ao meu próprio ritmo, e com alguém a gente sempre acaba ficando meio condicionado pelo treino do outro, mas isso é opcional, eu que prefiro correr sozinha e ter esse momento só meu. Apesar de fazer academia, correr na rua é um outro tipo de experiência, na minha opinião até melhor que correr na esteira.

3) Andar de bicicleta: Tem bicicleta? Sabe andar de bike? Então aproveite esta atividade magnífica! Que tal, se calhar, começar a ir para o trabalho de bicicleta? Ou que tal pelo menos adquirir o hábito de usar mais a bicicleta ao invés do carro? Um dia li uma reportagem mostrando a mudança brutal de umas estudantes que passaram a ir de bicicleta para a faculdade, elas entraram em forma, evitaram o stress do trânsito, e ainda por cima economizaram com o transporte.

4) Subir escadas: Simplesmente deixar o elevador e passar a usar as escadas do seu prédio, já pode fazer uma mudança enorme na sua vida! Pequenas mudanças, realizadas diariamente, já conduzem a grandes resultados a médio/longo prazo, pense nisto. Outra idéia? Usar as escadas do seu prédio como step, que tal?

5) Fazer localizada em casa: Se pesquisar no Youtube, encontrará muita informação sobre um grande número de exercícios que poderá fazer em casa.  Algumas pessoas são até extremamente criativas, e usam por exemplo garrafas de água como pesos. A criatividade, aliás, será grande aliada em todo o processo em busca da boa forma física...

6) Dançar: tem coisa mais deliciosa que dançar? Seja sozinha, seja acompanhada, dançar é um ótimo exercício, e além disso é divertido! Dance sozinha em casa, dance enquanto faz a faxina,... lembre-se: o importante é se movimentar! Mas se tiver namorado, aproveite e chame o bofe para um pé de dança também... :)

Outras dicas:


- Agachamento é tudo para ter um bumbum bonito, se joga nele!
- Não consegue fazer flexões ainda? Joelho no chão ajuda. 
- Abdominais todos os dias, nem que seja só um pouco. Não consegue fazer abdominais? Eu também não conseguia, então passei a ir para o chão e apoiar as pernas no sofá ou numa cadeira, fiz isso durante um mês, depois já estava conseguindo fazer abdominais normalmente. Ninguém começa fazendo 500 abdominais por dia, faz 3 séries de 12 pra começar, você vai ver que com o tempo é o nosso próprio corpo que começa a pedir mais.
- Antes de se preocupar em fazer MAIS, tem que se preocupar em fazer da forma correta. Postura correta é tudo para uma boa execução dos exercícios, Abdominais, por exemplo, é para exercitar a parte abdominal, e não o pescoço.
- Não se esqueça dos alongamentos depois!!!! Ao contrário do que muita gente pensa, o alongamento, principalmente o alongamento da prática do Yoga - a minha atividade favorita - também ajuda a tonificar e a fortalecer os músculos,  sem contar que trabalha tudo, trabalha a respiração, sua resistência e flexibilidade.
- Ainda está aí sentada? Movimente-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário