segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A dieta da minha nutricionista e suas dicas valiosíssimas!

Minha atitude mais inteligente deste ano foi ter decidido procurar uma nutricionista. Eu já tinha procurado uma nutricionista antes, mas era uma nutricionista de uma dessas lojas de produtos de dieta, ou seja, eles te passam uma dieta até legal e que pode funcionar se você seguir tudo muito direitinho, mas te condiciona aos produtos só daquela loja, Dessa vez, fui numa nutricionista que trabalha para uma farmácia aqui perto de casa, e ao contrário do que supus na primeira consulta, ela não me passou um único medicamento para comprar naquela farmácia, aliás, ela até hoje não me sugeriu nenhum medicamento - apenas me aconselhou quanto a coisas que eu já tomava antes de conhecê-la, tipo o Crômio -, pelo contrário, toda a dieta é focada na (boa) alimentação, e nisto ela não opina nem nas marcas, apenas diz o que cada alimento tem que ter . 

Antes de prosseguir, é necessário dizer que as dicas que vou dar abaixo sobre as minhas experiências com a minha nutricionista, dizem respeito a coisas que foram feitas especificamente para mim. O que aprendi muito nesses últimos tempos é que não adianta você ficar seguindo aquilo que a sua amiga faz achando que se com ela teve sucesso contigo vai ter também, porque o organismo dela pode ser completamente diferente do seu, sacou? Ou seja, aconselho vivamente que cada um procure uma nutricionista, para ter um plano especialmente feito para si, para o seu tipo de caso e em função dos seus próprios objetivos, e os relatos abaixo espero que possam servir apenas como estímulo e não como regra geral, valeu?

Se já fizer atividade física regular, será mais fácil ser ajudada pela nutricionista


Quando procurei a nutricionista, eu tinha uma vantagem: fazia muita atividade física. Não só já fazia atividade física, como também não tinha começado a fazer atividade física recentemente, já tinha três anos que eu malhava. Era verdade que apenas nos últimos meses que fazia mais atividade física e com mais afinco, mas já tinha atividade física mais ou menos regular desde antes, desde há mais de 3 anos atrás, quando parei de fumar. E segundo a minha nutricionista, isto era bom porque boa parte da minha massa muscular já estaria formada, o que quer dizer que eu não sofreria oscilações de peso consequentes apenas do aumento ou diminuição de massa magra, o que acontece com quem não tem atividade física regular.

Como controlar a quantidade de comida que come


Mas eu tinha problemas graves com a alimentação. Para começar, malhar me dava uma fome de leão; acabava de malhar e vinha para casa faminta, sendo capaz de comer um prato gigantesco. Nunca fui de comer muito, quer dizer, não é que eu não quisesse, sempre me controlei bastante, mas não é regular eu me descontrolar com frequência, até porque venho de uma família com muitas pessoas acima do peso, aliás, pessoas que cozinham muito bem, ô triste isso. Ou seja, apesar de malhar ser a coisa certa, a coisa certa me dava mais fome, mais fome do que se eu não malhasse, e é claro que, muitas vezes, pensei em deixar de malhar por causa disso, só não deixei porque eu sabia que malhar ainda era a coisa certa, apesar dos (óbvios) maus resultados. Quanto a isto, para controlar a quantidade de comida ingerida, a dica da minha nutricionista foi bem simples: comer várias vezes ao dia. Assim evita que, numa hora só, haja vontade de comer mais comida.

Como controlar a ansiedade e os apetites vorazes por doces


Mas meu problema maior nunca foi a quantidade de comida. O meu problema maior sempre foram os doces e a ansiedade pelos doces. Consigo resistir a pizzas, feijoadas, frituras... só não consigo (só não conseguia) era resistir aos doces, isso foi desde sempre, mas ainda mais forte quando parei de fumar. E o problema dos doces era que, apesar de eu até conseguir resistir por um bom tempo - tipo umas 3 semanas no mês -, depois vinha uma quarta semana de maior ansiedade, e nessa quarta semana sim, inteirinnnnnnha, eu comia doces todos os dias. Era uma coisa tipo até enjoar mesmo, até controlar a ansiedade. Por exemplo, se num dia eu tinha vontade de comer goiabada com queijo - claro, eu só tinha desejos por coisas beeeeeeeemmmm calóricas -, era certo que todos os dias eu ia ter vontade de comer goiabada com queijo, eram pelo menos uns 5 dias assim, comendo goiabada com queijo direto. Muito regularmente também tinha desejos por balas, era capaz de chupar sacos inteiros de balas, sem ver, uma após a outra. 

Eu já tomava o Crômio quando procurei a minha nutricionista, porque tinha ouvido falar que ele reduzia os apetites por doces. O que eu acho? Bem, pode funcionar com os outros, comigo não, porque eu já sofri de crises de desejos por doces mesmo tomando o Crômio, e falei sobre isto com a minha nutricionista. Mas ela achou melhor não tirá-lo, afinal era uma coisa que eu já tomava, entretanto aumentou a dose, dois comprimidos por dia ao invés de um só. Se resolveu? Bem, eu ainda preciso de um controle fortíssimo quando passo por doces. Eu ainda tenho vontade de tomar sorvete, comer torta de biscoito, brigadeiro, goiabada, bananada, balas, tudo isto. Não sinto que o remédio esteja ajudando mais que a minha força de vontade, mas é fato que tem 3 meses que não tenho tido fortes e irresistíveis impulsos por doces.Vontade sim, fortes e irresistíveis impulsos, ao ponto de ceder à tentação, não, felizmente.

Além do mais, outra coisa que ela fez foi liberar a gelatina depois do jantar, mas só naquele dia em que tiver mesmo uma vontade louca de comer um doce, disse ela. A gelatina é obviamente a light, que tem 30 calorias, e não aquela normal que tem 67 calorias, se não me engano. Ah, ela falou pra comprar e fazer em casa, que não era pra comprar aquela pronta não, nem aquela pronta que vem escrito que é light. Tá bom.

E além disso há outras coisas doces na minha dieta - não tão doces, né? - tipo as frutas e o iogurte magro. Ela não fez restrições em relação às frutas, eu que me controlo um bocadinho porque sei que, se deixar, eu como banana todos os dias, justamente por ser uma fruta mais doce (além de ser uma das minhas favoritas e de me dar aquela sensação de estar saciada, ou quase). Justamente porque me conheço muito bem e sei que de repente vicio numa coisa e quero comê-la todos os dias, o que faço é variar sempre as frutas - exceto o kiwi à manhã, mas disso falo depois -, ou por vezes até misturá-las, tipo meia banana com morangos num dia, abacaxi com melão no outro, etc. Sobre o iogurte magro, ela me aconselhou que fosse um com 0% de gorduras e 0% de açúcares adicionados. Inicialmente, no primeiro mês da dieta, ela tinha indicado um iogurte aroma, mas que era tão ruim, mas tão ruim, que o que acontecia era que eu acabava por pular essa refeição (eu sei, é errado, mas era quase que instintivo também, rs). Hoje tomo um iogurte que tem um pouco mais de calorias que o de aromas, mas continua sendo um iogurte magro 0% de gordura e 0% de açúcares adicionados, e já não pulo mais esta refeição :)

Outra coisa que me ajudava muito a controlar o apetite por doces era tomar chás. Naquela hora que vinha aquela voz gritando "preciso de um doce, preciso de um doce, preciso de um doce", eu ia para a cozinha e fazia um chá, tipo chá verde por exemplo. Claro que não era o mesmo prazer, mas enquanto eu estava comendo aquele chá super ruim, pelo menos mantinha o paladar ocupado, rs. Hoje, digo, recentemente, já não faço isso porque estou tomando termogênico, e ela me aconselhou a não misturar com chás por causa da alta dose de cafeína.

E por falar em cafés. Apesar de eu não tomar café, na minha segunda consulta com a minha nutricionista eu perguntei pra ela sobre isso, se não podia tomar café, dado que eu reparei que na dieta que ela me passou, era leite puro mas nunca café ou chá, e eu, maior caxias, tomava o leite purinho sem nada. Ela disse que podia tomar café sim, quantos quisesse, só tinha era que ter cuidado com o açúcar, que de preferência devia era tomar sem açúcar mesmo, ou muito muito muito pouquinho.

Aí aproveitei para falar do adoçante. Ela diz que, ao contrário do que as pessoas pensam, o açúcar é melhor que o adoçante, porque tipo, pelo que atendi o açúcar processa melhor no nosso organismo, é mais fácil de eliminar, enquanto que o adoçante demora um pouquinho mais. Bem, acho que é isso, pelo menos foi o que eu entendi. Só que eu me conheço. Eu sei que, ainda mais numa dieta em que há uma restrição de açúcar, a minha tendência vai ser sempre colocar um bocadinho de açúcar a mais, para suprir a sensação de prazer que o cigarro me dava. Com adoçante eu já não faço isso, porque sabe como é, se você colocar uma gotinha a mais de adoçante, o negócio não dá nem pra tomar. Então o que eu faço também é variar: tem dia que eu uso adoçante, tem dia que eu uso açúcar, mas acabo por preferir com mais frequência o adoçante.

Os remédios para emagrecer que já tomei e que já não funcionam

Faz muito tempo que vivo sozinha, então não lembro muito bem dos hábitos das pessoas normais, rs. Quando me casei, e percebi que meu (ex)marido ia ao banheiro todos os dias de manhã, eu, que só ia no máximo uma vez por semana, logo suspeitei que ele tinha algum problema, rs, rs, e mal sabia que o problema era meu. 

Quando percebi que tinha este problema, eu, que nunca fui santa nem nada, comecei a tomar alguns remédios (nota: não estou recomendando, nenhum médico recomenda fazer loucuras dessas, só estou sendo sincera sobre as coisas que já fiz). O melhor remédio que já tomei para emagrecer foi o Xenical, apesar de custar por volta de 100 euros e de precisar de receita médica (que cá entre nós, era uma coisa que arranjava-se com alguma conversa). Para começar as fezes ficavam líquidas, e o Xenical era tão bom que fazia uma pessoa sair correndo para o banheiro, e claro, eu adorava, sinal que estava funcionando. Só que... depois de ter usado Xenical tantas vezes, meu organismo viciou nele. Aliás, meu organismo vicia fácil em tudo, é uma tristeza. Ou seja, hoje nem adianta gastar 100 euros com isto, é jogar dinheiro fora, não funciona. Amiga minha (a Aure) toma o Alli, funciona super bem com ela, comigo nunca nem fez cócegas, era como se fosse uma versão muito mais fraca do Xenical, mas, se nem o Xenical estava mais  fazendo efeitos em mim, muito menos então o Alli. Já tomei o XL-S (razoavelzinho, não faz milagres, mas ajuda), já tomei muitos outros, mas agora, no momento, remédio pra emagrecer não tomo nenhum, só o Crômio para controlar o apetite por doces mesmo, e o termogênico para dar mais energia para malhar, fora isto, só dieta e muito exercício. 

Como regular o intestino e acelerar o metabolismo


No final do ano passado ou início deste ano, não lembro bem, o meu novo queridinho era o Dulcolax. O melhor de tudo: ele funcionava. Dava uma dor filha da mãe de madrugada, sério, é uma dor que mistura dor de barriga e cólica, a dor é horrível mesmo, principalmente na primeira semana, mal se consegue dormir, de tanta dor, mas de manhã uma pessoa acorda e vai ao banheiro, certinho como 2 mais 2 são quatro. O problema: me disseram na farmácia que ele causa viciação, que depois só conseguiria ir ao banheiro com ele, que não podia ser usado regularmente. Óhhhh.

Aí me recomendaram o Frutos & Fibras, que é natural e funciona também. Não funciona tão maravilhosamente bem como funcionava o Dulcolax, mas funciona sim, e sem as incômodas e terríveis dores. Agora não lembro o preço dele, mas acho que era mais de 15 e menos de 20 euros. Apesar de ter passado uns bons meses tomando o Frutos & Fibras, nem sempre tomo agora, principalmente porque por vezes esqueço de comprar mesmo. Como minha nutricionista adicionou coisas na minha dieta para ajudar também a regular o intestino, não vejo necessidade de ficar sempre dependente do remédio, aliás, a idéia dela é esta, eu não depender só do remédio para ir ao banheiro.

Uma das coisas que ela adicionou na minha dieta para regular o meu intestino foi o o kiwi, logo à manhã, antes do pão integral com queijo e do leite. Tomo um copo d'água e, logo de seguida, um kiwi. Me disseram que ameixa também faz bem, mas ameixa eu só como de vez em quando.

Semente de linhaça é uma coisa que agora faz parte da minha lista de compras. Antes eu nem conhecia. Ela manda eu adicionar no iogurte, mas conheço gente que coloca até no arroz.

Como muitos alimentos integrais. O pão, de manhã, é integral, mas ela deixou bem claro que não era obrigatório que fosse integral, apenas era melhor que fosse. É que eu não comia pão antes, havia muito tempo que eu não comia pão, só voltei a comer pão quando comecei a dieta. Como torradas integrais, mais à noite, com queijo. O arroz ela não me disse que tinha que ser integral, mas de vez em quando eu faço arroz integral também. 

Para acelerar o metabolismo, a dica foi a mesma do primeiro dia de consulta: comer mais vezes, tipo no máximo de 3 em 3 horas, assim vou estar obrigando o meu organismo a funcionar mais rápido.

Como emagrecer... comendo!


A minha nutricionista diz que, ao contrário do que ela tem que dizer para a maior parte dos pacientes dela (Fecha a boca!!!!), para mim ela tem que me mandar comer, comer mais vezes ao longo do dia! Dos erros que cometi (claro que cometi!) ao longo da dieta, os mais frequentes não foram os alimentos que não devia comer (tipo o sorvete que tomei num dia de muitooooo calor na rua), mais frequente mesmo foi eu pular refeições, ou seja, tive que aprender a me organizar para conseguir mudar a minha rotina alimentar. Tenho que me lembrar disto frequentemente: quantas mais vezes comer, menos fome vou ter, menos vontade vou ter de comer besteiras, inclusive. Se estou sempre saciada (ou quase isto, né) de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas, mais fácil vai ser recusar tentações. Além do mais, aquilo que for comendo num intervalo menor de tempo, será processado com mais facilidade do que se, por exemplo, tivesse comido um pratão de comida só ao almoço...

Aprenda a substituir alimentos calóricos por alimentos mais saudáveis


A diferença maior é na primeira semana, quando a gente começa o processo de educação alimentar, substituindo besteiras por alimentos saudáveis. O leite, por exemplo, eu sempre adorei leite, mas nunca tomava o desnatado. Já viu a diferença apenas numa coisa como esta? Já viu como tira a gordura, e reduz enormemente a quantidade de calorias ingeridas durante o dia?

Eu também fazia careta para um montão de coisa. Ah, isso vai ficar sem gosto, arght, isso deve ser horrível. Mas acredite, há coisas com as quais a gente se habitua, eu que sou enjoada habituei. Mas é claro que, em casos mais extremos, é coisa de conversar com a nutricionista e perguntar «É sério que não dá mesmo pra substituir isto por outra coisa?», a minha dieta por exemplo acaba por ser muito baseada nisto.

A minha dieta


A minha dieta não é exatamente a mesma todos os dias em termos de horário, isso porque tem dia que eu trabalho até mais tarde, tem dia que eu tenho mais serviço na rua, tem dia que eu malho mais cedo e tem dia que eu malho mais tarde, etc, ou seja, sempre é preciso fazer uma ou outra "adaptação", mas sem, entretanto, aumentar o número de calorias ou de sair da regrinha básica de comer em no máximo 3 em 3 horas. Quando por exemplo tenho que sair, e não sei se vou demorar ou não, levo sempre uma garrafa de iogurte e uma fruta na bolsa, para um caso de emergência, rs.

Apesar das alterações referidas, a minha dieta é mais ou menos assim:

1) Manhã: 1 copo de água + 1 kiwi + 1 pão integral com queijo da vaca que ri light + 1 copo de leite magro (desnatado)
2) Meio da manhã: 1 iogurte magro 0% de gordura e 0% de açúcares adicionados + 2 bolachas integrais (tipo aquela água com sal, suuuuuuuper estimulante, rs, rs)
3) Nota: costumo malhar depois do café da manhã ou depois do lanche do meio da manhã, por isso costuma haver alteração aqui, porque depois do treino tomo sempre o meu Whey.
4) Almoço: muita salada + carne + 2 colheres de arroz. Pra beber: nada.
5) Lanche da tarde: 1 fruta + 2 bolachas
6) Jantar: eu não janto, expliquei para a minha nutricionista que odeio jantar, sem contar que dá a maior preguiça, então para eu não pular esta refeição ela substituiu por um lanche, que é: 2 a 3 torradas integrais + queijo branco + uma fruta ou gelatina
7) Ceia: 1 copo de leite magro (desnatado) + 2 biscoitos Maria

Como disse acima, a minha dieta não é a mesma todos os dias. Há dias, quanto trabalho mais por exemplo, que não tenho 7 refeições mas talvez 8 ou até 9. Eu perguntei para a minha nutricionista em relação a isto, às noitadas em frente ao computador, se devia ficar sem comer depois da ceia, ela disse que não, que devia continuar comendo de 3 em 3 horas no máximo, mas evitar coisas muito pesadas à noite. É claro que, nos dias em que faço mais refeições, a ingestão de calorias é maior, entretanto, continuo com o metabolismo acelerado.

Beber bastante água é uma dica imprescindível. Eu não tinha o costume de beber muita água, mas acabo por beber bastante na atividade física, e agora no último mês aumentei a quantidade de água por causa do termogênico, que aumenta a vontade da gente de beber água. Água, pelo menos, é uma coisa que a gente pode beber à vontade, sem culpa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário