sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A arte de fotografar: como melhorar as suas fotos pessoais e as fotos que tira dos amigos

A dicas que vou dar nesse post não dizem respeito apenas à fotografia profissional, nem requerem uma câmera profissional . São dicas bastante simples, mas podem ajudar - muito! - a melhorar as suas fotografias e as fotos que tira dos amigos. Nesse post tentarei abordar esses dois lados da fotografia: como fotografar melhor e como ser fotografado melhor!  Claro que num post só fica difícil dar de uma vez todas as dicas, mas espero voltar a tocar no assunto em novos posts, trazendo dicas novas!

Todo mundo precisa hoje de fotografias, nem que seja para postar no Facebook, rs. Claro que uma câmera profissional melhora em muito a qualidade de uma fotografia, isto é fato. Todavia, também é possível tirar algumas fotos bem interessantes com câmeras que nem são profissionais. Há casos de fotógrafos profissionais, inclusive, que ao venderem suas fotografias, conseguiram um valor maior por fotos tiradas com câmeras de baixa qualidade, quando afinal tinham outras bem mais elaboradas, feitas com equipamento de última geração. Ou seja, claro que o material pode ajudar, mas de nada serve o equipamento sem a sua criatividade.

Iluminação é tudo. Photoshop não é tudo.


Não é papo de quem acabou de acordar de um coma, mas você precisa ver a luz. Você precisa perceber a luz que há no ambiente, e como essa luz interfere naquilo que pretende fotografar. Mas espera aí, pára tuuuuuuudo! Sempre que falamos em luz, qual a primeira coisa que as pessoas pensam? Luz solar. E qual a associação que fazem? Sol rachando, bora para a praia, vai dar para tirar fotos incríveis. Ok, até é possível tirar algumas fotos razoáveis assim, mas as melhores fotos que você vai tirar não serão num dia de sol rachando. Pasme, mas as melhores fotos serão tiradas num dia nublado! Num dia de sol rachando, a luminosidade é muito intensa, só pra começar. O excesso de luminosidade vai criar muitas sombras, que nem sempre serão bem conseguidas ou benéficas para a fotografia em questão. E depois? Depois que todo mundo que leva com o sol na cara precisa ficar fazendo careta, o que quer dizer que você definitivamente não vai conseguir as melhores fotos de rosto! Então é assim: quer fotos boas, experimente dias nublados, ou então experimente tirar fotos bem cedo - bem cedo mesmo -, ou bem no finalzinho da tarde, ou talvez debaixo da sombra de uma árvore...

Não sou como o tipo de fotógrafo que negligencia por completo o Photoshop, nem aquele que abusa do programa. Acho o photoshop utilíssimo sim, mas ainda acho que o objetivo de uma boa foto é não precisar dele, ou precisar menos dele. Se uma foto precisa demasiado do photoshop, significa que, na maior parte dos casos, aquela imagem passará a ser irreal. Claro que sou a favor dos retoques, desde que não sejam exagerados, afinal quem quer ficar feio na foto, diz? Mas sou a favor de pequenos retoques, e não de retoques gigantescos, que transformam uma pessoa completamente. Mas por vezes acontecem casos engraçados, rs, rs. Por vezes, o retoque é tão bem feito, que uma pessoa que foi fotografada depois jura de pé juntos que ela é assim mesmo, rs, rs. Uma vez, por exemplo, saí com uma amiga e acabei por fotografá-la. O problema das câmeras profissionais é que elas revelam tudo ao pormenor, tanto as nossas qualidades quanto os nossos defeitos, rs, dá pra ver até os nossos poros. A iluminação do local era péssima, mas bem, então quando passei a foto para o computador, vi que a foto tinha revelado muitas ruguinhas à volta dos olhos da minha amiga, e resolvi atenuá-las um pouco com o photoshop. Entretanto, o que fiz apenas foi atenuá-las, o que reduziu pelo menos 40% dessas rugas, não quis tirar todas para não ficar irreal, para não parecer que ela tinha a metade da idade real, logo pudesse parecer ser a filha dela e não ela.  Bem, fato é que, quando mandei a foto já editada para a minha amiga, ela se assustou ao ver a foto... mas assustou-se porque achou que tinha rugas a mais, quando não sabia ela que eu tinha reduzido boa parte. Se eu enviasse a foto real, aí sim ela traumatizava!

A imagem que temos das pessoas nem sempre corresponde à imagem que elas têm de si próprias


Fotografar pessoas não é fácil, porque a imagem que temos das pessoas nem sempre é a imagem que elas têm de si próprias. As pessoas nos conhecem de costas muito mais do que nós nos conhecemos, porque nós não vemos a nossa imagem quando caminhamos de costas. Uma pessoa de 2 metros de altura com certeza me enxergará de uma forma que eu nunca me vi. E depois disso, vem também todos os problemas com a imagem que a pessoa pode ter, ou os problemas que a imagem pode lhe trazer. Porque uma coisa é tirar foto daquela pessoa que é a rainha da auto-estima e que se acha linda em todos os momentos e circunstâncias, outra coisa é fotografar alguém que não se sente bem com a sua própria imagem, ou cuja imagem  pode ser comprometida por uma má foto.

Aprenda a trabalhar a observação


O meu objetivo enquanto fotógrafa é sempre tirar a melhor foto das pessoas. É sempre revelar a beleza delas, é mostrar fotos em que elas estão mais bonitas, e não fotos onde parecem mais feias, aliás, eu não vejo sentido em tirar fotos das pessoas onde elas possam sair feias, ninguém quer aquela foto onde estava feio como recordação, mas todo mundo quer guardar boas lembranças. Isso requer saber observar as pessoas, ver os pontos altos e os pontos baixos, ou seja, as qualidades que quero mostrar e ver os defeitos que quero esconder. Por exemplo, uma pessoa com papo debaixo do queixo, pra quê que eu vou fotografar essa pessoa de modo que apareça esse papo? Por que não estimular um belo sorriso ou um olhar profundo, e focar justamente no papo debaixo do queixo, meu Pai? Olhe para os seus amigos, olhe sem pressa para as pessoas, assim conseguirá produzir fotos melhores delas! Quem diz olhar para os amigos, diz também em relação a olhar para si próprio: saia da zona de conforto, descubra novas caras e bocas, teste movimentos e poses, boa parte do sucesso de uma fotografia é justamente isto, não ter medo de fazer experiências!

O exemplo das pernas com celulite


Tenho celulite nas pernas, mas não tenho a mínima vontade de expor a minha lipodistrofia ginóide ao mundo.  Então quando ponho fotos pessoais minhas no Facebook, e quando nessas fotos mostro as minhas pernas, os mais bonzinhos pensam «Ah, ela é exagerada, não tem celulite nada, olha só!!!», enquanto que os mais mauzinhos - os mauzinhos também sempre se acham espertos, e que sabem mais que todo mundo - logo garantem «Ah, com certeza ela usou Photoshop para tirar a celulite das pernas!!!!».

...E na maior parte dos casos, na verdade, eu quase não uso Photoshop nas minhas fotos pessoais. E como é que a minha celulite some? Simples, lembra aquele papo que eu falei da luz, mais acima? Simplesmente isto. Num determinado tipo de luz, realçaria a minha celulite, enquanto que, num outro tipo de luz, a minha celulite nem aparece nas fotos. Não quer dizer que eu deixei de ter celulite de um minuto para o outro, nem quer dizer que usei Photoshop para esconder a celulite, o truque foi apenas ter usado em meu benefício uma boa iluminação, apenas isto!!!!

Para começar, comece a tirar fotografias em lugares com diferentes tipos de iluminação... irá se surpreender!

Bom, espero que com essas pequenas dicas simples (observar a luz, não depender exclusivamente do photoshop, usar a luz ao benefício da foto, aprender a observar, tentar descobrir a beleza das pessoas através da fotografia...) possa ter ajudado a criar melhores fotos. Quando possível, trago novas dicas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário